segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Qual é o seu preço?
Por que, por quanto ou por quem você tem negociado seus valores?
Mc 14, 10-11;44-46

1.     Por que?
Judas esperava que Jesus fizesse uma revolução armada. E que por meio de seus poderes sobrenaturais elevasse Israel à condição superpotência mundial. Possivelmente ele pertencia a um braço radical dos zelotes chamado de sicários. Esses extremistas andavam com pequenos punhais com os quais atacavam os romanos na Palestina. Se isso for verdade uma possível transliteração do seu nome em hebraico é ish sicari, homem do punhal.
Ele provavelmente esperava ter uma posição de destaque nesse novo governo (status) e prosperidade econômica. Nada muito diferente do que muitos cristãos esperam quando supostamente aceitam o evangelho.
Judas tinha uma compreensão equivocada a respeito de Jesus e sua missão. Uma compreensão equivocada gera falsas expectativas, frustração e ansiedade.

2.     Por quanto?
Trinta moedas de prata.
Repare que o estopim para a traição de Judas foi um frasco de perfume. Uma futilidade. E que o que ele faz com o dinheiro que recebe é comprar um terreno. Será que muitas vezes nossa birra com Deus não tem sido motivada também por coisas?
Prosperidade financeira, a resolução fácil e imediata de todos os seus problemas Sem esforço ou compromisso pessoal?
Sob que perspectiva você tem se relacionado com Jesus? Que tipo de interesses você tem nele? Que ele promova uma revolução na sua vida? De que tipo?
Particularmente acredito que a maioria de nós não chegaria a tanto. Acho que a maioria de nós temos pequenos e mesquinhos interesses em Jesus. Namoro, casamento, emprego, sucesso profissional, acadêmico, pequenas e determinadas situações que geralmente giram em torno do meu umbigo etc. São coisas muito mais triviais do que profundas.
Como disse penso que isso aconteça porque perspectivas equivocadas geram falsas expectativas, frustração e ansiedade.
Uma fé baseada em homens (pastores, bispos, apóstolos, na irmanzinha do coque) ou palavras de homens e não em Deus e em sua Palavra é uma fé sem relacionamento, sem intimidade e sem conhecimento. Conheço um bom número de pessoas que chegam à igreja se dizendo frustradas, ou decepcionadas com Deus, mas que muitas vezes me vejo forçado a pensar que se decepcionaram sozinhas, porque por suas palavras percebo que não conheceram a Deus conheceram deus sob a perspectiva de fulano.

Nos tornamos ansiosos...

3.     Por quem?
Medo de rejeição, vergonha. Talvez esse seja o seu preço. Ou melhor o preço de Jesus para você. Talvez seja mais importante fazer parte do grupo A ou B do que relacionar-se com Jesus, do que ser amigo de Deus. A primeira vista isso soa tao adolescente, né? Medo de rejeição, vergonha de se assumir..., mas eu tenho percebido que a medida que envelhecemos outros medos e vergonhas também nos levam a negociar nossos valores. Medo de ser considerado menos capaz ou inteligente. Quantas vezes no ambiente acadêmico tive e, às vezes, ainda tenho receio de falar abertamente sobre Jesus. Medo de me posicionar no meio do grupo do trabalho sobre homossexualidade, adoção de crianças por pessoas do mesmo sexo, decisões do STF quanto ao conceito de família, e ser tachado de retrógado, bitolado, fundamentalista.

Por um beijo. Por uma noite, às vezes. Na verdade Judas entrega/trai Jesus com um beijo. Quanto não deve ter doido em nosso Senhor receber um beijo de seu traidor. Falsidade, dissimulação, hipocrisia.
Quanto não nos dói ouvir uma palavra maldita, nefasta de uma pessoa a quem amamos, com quem diariamente nos relacionamos.

Quanto não deve doer em Deus olhar para nós domingo após domingo declarando amor e devoção eterna a ele com tanta coisa vergonhosa que insistimos em cativar em nossos corações e manter em nossas vidas.