domingo, 21 de fevereiro de 2010

Ir além!

Daqui a alguns instantes este congresso vai terminar, cada um voltará a sua cidade, a sua casa e aos seus afazeres. O que faremos com tudo aquilo que ouvimos e sentimos?

Temo que tudo se transforme em poeira se não formos capazes de ir além e transcender a realidade que nos rodeia, para focar nossas mentes naquilo que realmente importa e para o que fomos criados.

“Mas a mulher de Ló olhou para trás e se transformou em uma estátua de sal.” Gn 19.26.

Certamente esta é uma história muito conhecida de todos nós, mas eu gostaria de rever alguns pontos dela com vocês.

Talvez você esteja se perguntando: o que isso tem a ver com ir além, com transcender? Tá vendo, outro problema dos nossos dias, impaciência, imediatismo.

Vamos ao texto, Ló, segundo a maioria das nossas traduções, sobrinho de Abraão, havia se mudado para Sodoma com toda sua família depois de toda aquela situação que estava se desenhando entre os pastores do seu rebanho e os dos rebanhos de Abraão, já que eles haviam crescido demais e a mesma porção de terra não dava conta dos animais de ambos. Gn 13.8.

Os habitantes de Sodoma eram extremamente perversos como o v. 13 deste capítulo nos informa.

Algum tempo depois de Ló estar ali em Sodoma, não sabemos precisar o quanto, os reis de Sodoma e Gomorra se unem a outros reis para ir a guerra, mas perdem a batalha e são feitos prisioneiros.
Levados cativos, Abraão vai ao socorro deles por causa de Ló, e os liberta, mas não fica com nenhum despojo de guerra.

Muito bem, é nesse contexto que as Escrituras nos apresentam o episódio da destruição de Sodoma e Gomorra. Quando os anjos chegam até o portão da cidade de Sodoma encontram Ló. O que ele fazia ali? Ló – tornara-se, provavelmente membro do conselho diretor da cidade, talvez por suas posses, talvez em gratidão pelo livramento na guerra.

Os membros do conselho diretor de uma cidade, naquela época, se posicionavam em sua entrada, exatamente em seus portões, quando não em uma praça, e estes lugares serviam de centro administrativo e judiciário. Talvez lembrar de onde Absalão se posiciona para receber as pessoas que iam até seu pai, Davi, quando conseguiu usurpar seu trono nos ajude a aceitar mais essa idéia. Então, é provável que por este motivo os anjos tenham ali encontrado Ló.

Os homens de Sodoma, entretanto, quando ficam sabendo do acontecido, dos mais velhos aos mais jovens cercam a casa e exigem que Ló entregue os anjos para que tivessem relações sexuais com eles. Não por acaso, a pratica homossexual masculina ainda hoje é conhecida como sodomia.

Ló oferece as suas duas filhas, que ainda eram virgens para que eles fizessem com elas o que bem entendessem, mas sua proposta é recusada e Ló agora também seria vítima da violência daqueles homens que o empurram, para avançarem em direção a porta de sua casa.

Os anjos o puxam para dentro de casa e ferem os homens de Sodoma com tamanha cegueira que não são capazes de chegar à porta e, nesse ínterim, Ló é avisado do propósito da visita e questionado sobre se ele teria mais alguém na cidade entre parentes, ou mesmo seus futuros genros a quem gostaria de avisar.

Ló procura seus genros, mas eles não lhe dão ouvidos, acham que ele está brincando. Não o levaram a sério e acabam perdendo a vida pela brincadeira.

Hesitação

Como se os anjos permanecessem insistindo, dada a eminência da destruição, foi a vez de Ló recalcitrar, Ló hesitou.


Penso que aqui podemos fazer uma primeira pausa para nos identificarmos com Ló, porque de algum modo também estamos acostumados a pregarmos a mensagem a outras pessoas e, muitas vezes, sermos levados na brincadeira.

Diante disso nossa postura quase sempre é dizer: tudo bem, lavo minhas mãos! Mas essas pessoas estão perdendo suas vidas!

Acho que a pergunta deveríamos nos fazer é: por que as pessoas não nos levam a sério? Talvez porque nós mesmos, como Ló, não estejamos convictos daquilo que pregamos. Como queremos que nos levem a sério se nós mesmos não temos segurança daquilo que falamos, se nós mesmos não estamos dispostos a levar a mensagem que pregamos às últimas conseqüências e deixar nosso modo antigo e vazio de viver? Como os outros estarão? Nosso discurso não convence, nem a nós mesmos!

Por hesitar os anjos lhes tomaram pelas mãos e à força os tiraram da cidade.

Já do lado de fora da cidade, a caminho de Zoar, a mulher de Ló depois de ter sido avisada para não fazê-lo não agüenta e olha para trás, por quê?


Com certeza na hesitação de Ló e na desobediência de sua mulher estão as grandes lições dessa história.

Então pensemos, por que eles não queriam deixar a cidade?

– Pelo que eles deixavam para trás.

Muito bem, o que eles deixavam para trás?

“Tudo”. Casa, mobília, algum gado, roupas, suas ocupações, algumas amizades, que não eram lá grande coisa já que não vemos ninguém se opondo e apoiando a Ló na situação com os anjos (os homens da cidade eram perversos), SUA ROTINA, aquela mesma que muitas vezes os massacrava e consumia, tal como as nossas.



E a mensagem que nos foi pregada e que pregamos, em essência, é outra?! Por acaso também não somos desafiados, instados a deixar tudo e seguir Jesus. A transcender a realidade da rotina, das pré-ocupações com vida?



Não deveria nos espantar o mau juízo dos genros de Ló, sua hesitação ou mesmo a desobediência de sua esposa, porque também somos assim!

Ou como temos ouvido principalmente agora no início do ano: ANO NOVO, VIDA NOVA, CERTO? VOCÊ TEM CORAGEM?



Olhar para trás.

Nada na história de Ló e de sua família deveria nos espantar, porque ela tem se repetido na minha e na sua história. Deus tem agido assim conosco querendo nos tirar de uma situação, desgastante, insustentável, dessa vidinha medíocre que estamos habituados a viver, nos desafiado a caminhar rumo a vida, a deixar a morte e a destruição para trás, a percorrer um caminho excelente, um caminho de salvação, mas não estamos muito certos disso, não estamos preparados para transcender, depois de tanto tempo vivendo nessa situação nos habituamos a ela e, em alguns momentos, até gostamos dela.

Parece que o que aconteceu conosco é algo parecido com isto. (Imagem de um pássaro que não pode voar)


Não fomos criados para isto, mas o tempo parece que nos fez esquecer. Na verdade o nosso distanciamento de Deus nos fez esquecer, outros sequer são ainda capazes de lembrar, nunca viram, nunca foram tocados pela graça e misericórdia, nunca transcenderam.


Tudo bem, o que é transcender?

Vamos ver se identificamos visualmente. Imagens: homem voando, base espacial internacional e acelerador de partículas.

Qual delas representa o transcender de que estamos falando? Todas?

– Nenhuma.

Isso não é transcender, isto é fazer aquilo que podemos e, de certo modo, fomos criados para fazer. Todas essas coisas ajudam a compor quem somos, mas não deveriam nos definir. É quando essas coisas nos definem que somos consumidos, e massacrados pela rotina.

O transcender a que queremos nos referir é o transpor as barreiras da individualidade e do egoísmo, das pré-ocupações da vida. É enxergar e agir pelo outro, é ser tocado pela eternidade, ir além.

Isto é transcender. Imagem solidariedade, oração.

Em nenhum das imagens deixamos de ver o homem agindo, se eximindo de sua responsabilidade, fingindo que aquilo não lhes toca, não lhes diz respeito. Transpondo ou mesmo culpando a Deus por aquilo que é sua parte e está em suas mãos fazer.

Se assim fosse faríamos coro com tantos que vêem na religião um sobressalto a realidade, dentre eles talvez um dos mais famosos, Marx em sua obra clássica “On Religion” em co-autoria com Engels.



Quem de nós poderia culpar Ló ou a sua mulher, foi por sua incapacidade de enxergar mais do que o que lhes rodiava, de deixar casa, roupa, mobília, alguns falsos amigos, e até mesmo sua ROTINA que ele hesitou e ela olhou para trás. E nós não olharíamos?

CONCLUSÃO

Certamente Deus tem muitas vezes nos convidado a ir além da realidade que nos cerca, a transcender o comodismo de nossas gaiolas, que nos tem feito esquecer para que fomos criados ou mesmo quem nos criou. Porém gastamos muito tempo duvidando (como os genros de Ló), hesitando (como o próprio Ló) e por isso muitos de nós tem perdido a vida, por tanto olhar para trás e deixar-se prender e consumir pelo passado e pelas coisas (como a mulher de Ló).

Queria orar com você nessa noite que tem se sentido ou estado preso ao passado, que tem repassado as lembranças de sua vida e sido consumido por elas, que está preso a uma ROTINA de hábitos, trabalho, ou lembranças. Este é um novo tempo e o Senhor te manda hoje os seus anjos lhe apresentarem uma nova proposta, não leve na brincadeira, agarre-a, confie, não olhe para trás, independentemente do que você esteja deixando, lembre de Ló, o que é realmente essencial ele levará com você, seu marido, sua esposa filhos e filhas, até mesmo os genros!

Entrementes, se ainda assim você não é capaz de sair do lugar vamos orar para que o Senhor nos tome pelas mãos e nos socorra como ele fez com Ló e sua família.

Amém.